Acarajé

INGREDIENTES

Para fazer o caruru


500gm de quiabos

80 ml de azeite de dendê
50 ml de óleo para refogado
1 cebola grande
4 dentes de alho
300g de camarão seco
Coentro a gosto
Cebolinha a gosto
100 ml de leite de coco
200 ml de caldo de camarão
100g de amendoim
100g de castanha de caju
½ Pimentão verde
½ Pimentão vermelho
½ Pimentão amarelo
15g de gengibre a gosto
Pimenta malagueta a gosto
Pimenta de cheiro a gosto
Pimenta dedo de moça a gosto
Açafrão a gosto
Páprica defumada a gosto
Sal a gosto


Para fazer o vatapá


300g de camarão seco

500g de pão dormido
1 ½ litro de leite integral
350 ml de leite coco grosso
150 ml de caldo de camarão
150g de castanha de caju
100g de amendoim
50 ml de azeite de oliva
100 ml de azeite de dendê
40g de coentro
40g de cebolinha
30g de gengibre
1 pimenta dedo de moça
1 pimenta de cheiro
1 cebola
4 dentes de alho
1 pimenta malagueta
½ pimentão amarelo
½ pimentão vermelho
½ pimentão verde
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de páprica
Raspas de dandá da costa ou noz moscada á gosto
Sal a gosto


Para fazer o molho lambão


150g de tomate

100g de cebola
Pimenta malagueta a gosto
Pimenta de cheiro á gosto
½ maço de coentro
½ maço de salsa e cebolinha


MODO DE PREPARO


Para fazer o caruru
Corte os quiabos em rodelas finas. Descasque e pique a cebola e o alho. Pique os pimentões, o coentro e a cebolinha. Reserve. Leve ao fogo uma panela com o óleo e deixe aquecer. Coloque o alho, a cebola e refogue bem. Adicione o quiabo e vá refogado bem.
Paralelamente, adicione no liquidificador o camarão seco, o coentro, a cebolinha, o leite de coco, o amendoim, a castanha, as pimentas, os pimentões, cheiro verde, açafrão e a páprica. Bata tudo até ficar homogêneo.
Adicione essa mistura na panela do refogado de quiabo. Acrescente também o caldo do camarão e vá misturando até engrossar. Quando já estiver bem grossinho, tempere com azeite de dendê e raspas de dandá da costa. Ajuste o sal a gosto e desligue o fogo. Sirva bem quente.
Para fazer o vatapá
Em um refratário, pique os pães amanhecido, regue com todo leite integral e deixe descansando por duas horas. Após esse tempo, bata no liquidificador o pão já hidratado com o caldo do camarão e reserve.
Descasque e pique o alho, a cebola, os pimentões, as pimentas, o gengibre, o coentro e a cebolinha. Adicione ao liquidificador o leite de coco, o camarão seco, a castanha, o amendoim, o gengibre, as pimentas, o açafrão, a páprica e os pimentões.
Bata até que vire um creme grosso e reserve. Em uma panela, adicione o azeite e leve ao fogo para aquecer. Adicione o alho e a cebola e deixe dourar.
Em seguida, despeje o creme de pão que foi batido com caldo do camarão. Em seguida, despeje também na panela o leite de coco que foi batido com o restante dos ingredientes.
Com fogo baixo, vá mexendo até que engrosse. Mexa até se tornar um creme. Deixe cozinhar até soltar do fundo da panela e acerte o sal.
Coloque o coentro, a cebolinha e o azeite de dendê. Quando estiver totalmente soltando do fundo da panela desligue o fogo e adicione raspa de dandá da costa. Reserve.
Para fazer o molho lambão
Corte as cebolas, os tomates, as pimentas, o coentro, a salsa, a cebolinha e coloque em um refratário. Adicione o azeite e a cachaça e ajuste o sal.
Para fazer o leite de coco
Em um liquidificador, adicione o coco e a água e bata por 5 minutos. Com a ajuda de uma peneira, preserve o líquido e descarte o sólido. Reserve.
Para fazer o caldo de camarão
Corte grosseiramente, de maneira que acomode bem na panela o alho, a cebola, o alho poró, o aipo e a cenoura. Reserve.
Coloque óleo em uma panela e leve ao fogo para aquecer. Adicione o alho e a cebola, misture e em seguida todo o restante dos ingredientes picados.
Misture novamente e adicione a casca do camarão fresco e as cabeças de camarão seco. Adicione água até cobrir.
Coloque o cravo, a folha de louro e sal a gosto. Tampe a panela e deixe ferver por aproximadamente 40 minutos em fogo baixo.
Após esse tempo, transfira para o liquidificador e bata até que fique um creme homogêneo. Em seguida, passe o creme por uma peneira. Após passar pela peneira reserve apenas o líquido e descarte ou sólido.
Para fazer o bolinho do acarajé
Em uma bacia, coloque o feijão. Adicione a água até cobrir e deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, com as mãos, vá soltando as cascas do feijão com ele ainda na água e retire-as com a peneira. Lave bem os feijões com água fria até soltar toda a sobra da casca.
Descasque e pique as cebolas brancas e adicione ao liquidificador. Adicione também o feijão e bata até que vire um creme homogêneo. Transfira essa mistura para uma bacia e bata vigorosamente com a colher de pau até formar uma massa branca e espessa.
Os bolinhos devem ser feitos com a medida de uma colher de sopa. Em uma frigideira, adicione o azeite e o azeite de dendê. Leve ao fogo para aquecer, quando já estiver quente adicione a cebola roxa sem a casca.
Quando estiver bem quente, com uma colher de sopa vá pegando a massa e decorando com um camarão seco e coloque no azeite para fritar. Frite os bolinhos virando-os uma única.