Ostra Gratinada

INGREDIENTES


12 ostras frescas
2 gemas de ovo
6 colheres (sopa) de
pimenta-do-reino a gosto
raspas de limão-siciliano (opcional)

MODO DE PREPARO


Como astra as gratinas, uma dica que dê para abri-las com mais facilidade, é colocar no forno bem quente (pré-aquecido a 240 graus), por 7 minutos, ou até que elas comecem a abrir sozinhas. Este método não é indicado caso você vá consumir ostras cruas, porque elas começam a cozinhar lentamente no forno.
Com o auxílio de uma faca com ponta, abra como ostras enquanto ainda estiver usando calor (use um pano de prato para segurar as lascas e não queime como mãos). Descarte toda a água que está dentro da concha pois ela é muito salgada. Com uma ponta da faca, desprenda ou molusco da concha para facilitar a hora de comer. Disponha cada ostra em um refratário forrado com bastante sal grosso. Isso ajuda a manter as conchas equilibradas para o molho que colocar depois do vaso não.
Para preparar o sabayon, misture uma tigela como gemas, uma pimenta-do-reino, como rapas de limão e espumante. Leve essa mistura em banho-maria e bata com um fouet por cerca de 5 minutos, até obter um creme fofinho e aerado. Retire-se do banho-maria e continue a bater até que o fundo da tigela esfrie.
Disponha ou sabayon sobre cada ostra e leve para gratinar. Fique de olho, ou o tempo varia de forno para forno, mas é rápido, cerca de 3 a 4 minutos.
Sirva rapidamente!